5 dicas para planejar e curtir a aposentadoria com tranquilidade

Encarar o momento certo para se aposentar pode ser o maior desafio na vida de alguns profissionais.  Muitos medos rondam esse momento, como por exemplo, se tornar inativo, ter dificuldades financeiras, perder o contato com a atividade e os colegas de trabalho, entre outros.

A mudança de hábitos e do status social também podem trazer quadros de depressão, stresse, doenças neurológicas e cardiovasculares. Diante disso, se torna imprescindível que a pessoa consiga equilibrar o vínculo social e o vinculo profissional, bem como conversar com a família sobre o assunto. Também é importante planejar a aposentadoria durante a vida profissional, não deixar apenas para véspera.

A Amaer revela algumas dicas para encarar a aposentadora de cabeça erguida:

1 – Busque novas experiências: voltar a estudar, realizar trabalhos voluntários, desenvolver atividades culturais ou religiosas, participar da vida comunitária, etc. A Amaer conta com uma parceria com a SUPERA, a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e à saúde mental.

2 – Invista em uma aposentadoria complementar: essa ação faz parte do planejamento da aposentaria, o que garantirá mais segurança financeira e aumentará as possibilidades de investimentos pessoais após a aposentadoria.

3 – Viaje: aproveite esse momento para conhecer lugares novos e viver experiências inéditas. Os associados da Amaer contam com um estímulo para isso através de parcerias com o Sesc Viagens, Agência de viagens BK 21 Lufthansa City Center, Rede Ibis de Hoteis, Rede Tauá de Hoteis

4 – Pratique exercícios físicos: esse é o momento para não deixar o corpo parado. Faça caminhadas, corridas, natação, dança, entre outros. Essas atividades aumentam a autoestima e trazem melhorias na saúde.

5 – Busque um trabalho: continuar trabalhando em uma atividade relacionada com a atividade anterior também é uma boa opção para continuar na ativa e aumentar a renda.

Entre os associados aposentados da Amer podemos citar muito exemplos que seguem essas dicas e vivem muito bem após o desligamento da Emater-MG. Esse é o caso do extensionista aposentado, Mauricio Landi Pereira, que após a aposentadoria desenvolve a atividade de consultor de organização e planejamento através de sua empresa Genesis. Ele também desenvolve trabalho junto à comunidade.

Aposentada e associada da Amaer, Agulucia Marti ns Amarante, conta que se planejou antes de se afastar. “Eu me preparei para esse momento. Eu participava de um grupo espiritual e realizava trabalhos voluntários, como a construções de casas”, conta. Atualmente ela é presidente da Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais Parque São Francisco de Assis.

Outro exemplo é o caso de Sérgio Roberto de Resende, além de curtir os familiares o associado da Amaer ocupa o tempo com muita leitura, caminhadas e fisioterapia com pilates. Também se dedica ao aprendizado de línguas estrangeiras e adora viajar.

Saiba mais sobre as vantagens que a Amaer oferece a seus associados!