6 dicas valiosas para aposentados viajarem com tranquilidade

Viajar, conhecer lugares e pessoas novas são bons exemplo de como aproveitar melhor o tempo e manter a saúde mental em dia. E para a terceira idade essa experiência tem um gostinho diferentes, já que nessa etapa da vida já estão aposentados, os filhos já estão criados e o objetivo deve ser cuidar mais de si próprio e se divertir.

De acordo com o IBGE, o número de pessoas idosas dobrou nos últimos 20 anos no Brasil. A expectativa de vida deve ter um ganho de 6,8 anos para os homens e 5,9 anos para as mulheres até 2060.

Esses números refletem em diversas áreas, dentre elas o turismo. Segundo o Ministério do Turismo, o público idoso tem mais flexibilidade na administração do tempo livre e pode estimular a atividade turística, principalmente em períodos de baixa temporada.

Pensando nisso, a Amaer revela seis dicas valiosas para aproveitar a viagem 

1 – Durante os passeios faça poucos deslocamentos a pé e durante a viagem em estradas aproveite as paradas para fazer pequenas caminhadas e ativar a circulação. Não fique muitas horas sentado;

2– Fique atento ao clima. Em destinos com temperaturas elevadas tome cuidado com o sol e capriche no protetor solar. Em climas frios fique atendo a vestimenta e melhores horários para passeio;

3 – Faça uma lista com o horário de todos os seus remédios. Se for o caso, entregue uma cópia para um guia ou companheiro de viagem para lembra-lo dos horários corretos da medicação. É muito comum ocorrer esquecimentos diante das distrações da viagem;

4 – Tenha uma bagagem prática. Nada de fazer malas pesadas e com artigos que não serão usados. Pense estrategicamente de acordo com o destino;

5 –  Beba muita água. Não corra o risco de ficar desidratado e estragar sua viagem. O ideal são, no mínimo, dez copos de água mineral por dia.

6 – Fuja dos períodos tradicionais de férias (dezembro, janeiro e julho). Tenha mais tranquilidade e economia ao viajar em períodos de baixa temporada.

Se você se interessou por essas dicas, também vai gostar de saber que a Amaer conta com algumas parcerias para facilitar sua próxima viagem. São elas: Sesc Viagens, Agência de viagens BK 21 Lufthansa City Center, Rede Ibis de Hotéis, Rede Tauá de HotéisHotel São Francisco (em Poços de Caldas) e Hotel Teófilo Otoni.

Essa é a hora de arrumar as malas e curtir a vida depois de tanto trabalho. Para mais informações sobre convênios e parcerias entre em contato com a Associação pelo telefone (31) 3342-1475.