Amaer participa de Congresso Nacional da Anapar

Foto slide congresso

O presidente da Amaer, Sebastião Cardoso, participou do XVII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, realizado nos dias 19 e 20 de maio, em Belo Horizonte. O evento, organizado pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) teve a participação de aproximadamente 500 pessoas de todos os Estados do país.

Os principais temas debatidos foram:

  • Cuidados ao elaborar a política de Investimentos;
  • Gestão dos ativos – solvência, processo decisório, risco e retorno;
  • Papel da representação dos participantes na gestão dos ativos dos fundos de Pensão. Dever fiduciário, capacitação, fiscalização e participação no processo decisório.

SAMSUNG CAMERA PICTURESDe acordo com o Sebastião Cardoso, outro tema muito discuto durante o evento é o papel dos representantes dos participantes ativos e assistidos nos órgãos colegiados dos Fundos de Pensão, sejam eles Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. “A grande preocupação é com a qualificação destes representantes, uma vez que para desempenhar esta função nos órgãos colegiados, necessita de bom conhecimento em todas áreas voltada para a Previdência Complementar, seja econômica, atuarial, legislação, conjuntura econômica”, destaca.

Ainda segundo Cardoso, é preciso melhorar seu conhecimento nessas áreas, estar atualizado para acompanhar a gestão nos fundos de Pensão e saber discutir se as aplicações nos ativos estão de fato proporcionando rentabilidade suficiente acima das metas atuariais.

Comunicação

Outro aspecto abordado durante o Congresso é a comunicação entre os representantes dos participantes com os participantes ativos e assistidos. É importante informar, através de circulares, como está a gestão do Plano de Benefício. “É fundamental esta aproximação entre participantes e representante”, ressalta Sebastião Cardoso.

O que é a Anapar

A ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) é a primeira e única representante, no Brasil, dos associados a entidades de previdência complementar. Foi fundada no dia 24 de maio de 2001, em congresso nacional realizado em Belo Horizonte (MG), com a participação de cerca de 1.000 delegados representando quase todas as unidades de federação e mais de 110 fundos de pensão diferentes, vinculados às mais diversas categorias profissionais.

A ANAPAR nasceu da necessidade de unificar a luta de todos os participantes dos fundos de pensão brasileiros, ativos e aposentados, vinculados aos fundos fechados ou abertos, sejam eles patrocinados por empresas públicas ou privadas, ou pelos governos federal, estadual e municipal.

O objetivo da ANAPAR é representar e defender os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, junto às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência. Está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

A ANAPAR também representa os participantes de fundos de pensão no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social cuja função é regular e regulamentar o funcionamento das entidades de previdência complementar.

Saiba mais sobre a Anapar: www.anapar.com.br