Agora é oficial! A Amaer é a instituidora do Plano de Previdência Complementar Família Ceres. O instituidor é a pessoa jurídica, de caráter profissional, classista ou setorial, que pode oferecer plano de benefícios previdenciários aos seus associados.
A Amaer foi a primeira Instituidora a assinar o convênio de adesão do novo plano, na sede da Ceres, em Brasília, no dia 29 de setembro. Estiveram presentes o Superintendente da Ceres, José Roberto Rodrigues Peres, quem assinou o convênio, e demais Diretores da Fundação, como Dante Scolari, Diretor de investimento, e José João Reis, Diretor de seguridade. Também participaram todos os membros do Conselho Fiscal.
Próximos Passos
O presidente da Amaer, Sebastião Cardoso, explica quais serão os próximos passos. “A Ceres está em fase final de organização da documentação que será enviada a Previc (Superintendência Nacional da Previdência Complementar), com o objetivo de obter a aprovação como gestora de Planos Instituídos. Esperamos que o plano seja lançado até dezembro deste ano, ou início de 2018”, afirma.
A caminhada
Para conseguir esse feito, a Associação aprovou, durante assembleia, no final do mês de agosto, as alterações necessárias em seu estatuto. Tais modificações foram caracterizadas pela alteração em seu quadro social, que a partir de agora contará com associados contribuintes, que pagam mensalidade, que são os associados aposentados e pensionistas, bem como os empregados da Emater-MG.
Também foi criada a figura do associado NÃO contribuinte, que não paga mensalidade, para contemplar os familiares dos associados que aderirem ao Plano Família Ceres.
Outra novidade é a inclusão de aposentados, pensionistas e empregados da Epamig.
O que é o Plano Família Ceres?
O Plano Família Ceres visa proporcionar aos familiares dos associados a oportunidade de participar de um plano de benefícios. Consiste em uma contribuição mensal, a ser escolhida pelo participante, que ao longo do tempo e somado a rentabilidade, se transformará em uma reserva, que será convertida em uma renda mensal.
São considerados familiares o cônjuge, companheiro (a) e demais parentes consanguíneos, e por afinidade, até o 3º grau. Por exemplo, filhos, netos, pais, avós, irmãos, sobrinhos e tios.
Por que aderir?
Planejar a vida financeira é uma atitude que garante tranquilidade no futuro. Uma boa alternativa é aderir a um Plano de Previdência Complementar.
E quando se trata de gestão previdenciária, os indicadores de desempenho da Ceres estão entre os melhores, quando comparados aos bancos, seguradoras e de outros fundos de pensão. Em 2016, a rentabilidade dos investimentos administrados pela Ceres foi de 17,05%, bem acima do desempenho dos bancos que vendem planos de previdência, como os PGBL.
Outro diferencial é a Taxa de Administração Global de 0,45% sobre os investimentos, bem abaixo das taxas administrativas praticadas no mercado de previdência aberto.
As inscrições para o Família Ceres serão realizadas após o lançamento do plano.
Papel da Amaer
A intenção da Associação é ampliar os benefícios para os associados. A Amaer irá supervisionar o plano junto a Ceres, além de ser o ponto de referência para informações sobre o plano. Também irá incentivar e motivar os associados a divulgar o plano aos seus familiares.
Fique de olho!
Fique atento aos canais de comunicação da Amaer. Todas as informações do Família Ceres serão disponibilizadas aos associados, bem como o esclarecimento de dúvidas.
Os representantes dos Polos Regionais também foram orientados para levar aos sócios o maior número de informações sobre o plano.
Dúvidas e orientações, procure o representante da Amaer em sua região ou envie um e-mail para amaer@emater.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3349-8063 ou 3342-1475.