Amaer trabalha para se tornar instituidora do Família Flex Ceres

Não é novidade para os associados da Amaer que a Fundação Ceres está criando um Plano de Previdência Complementar, o Família Flex Ceres. A criação desse novo plano foi comunicada aos associados tanto pela Amaer, quanto pela Ceres através do e-mail de cada assistido. Com o objetivo de contemplar os familiares dos associados, cônjuge, filhos, netos, irmãos, o novo plano se encaixa na modalidade de Contribuição Definida.

Para a criação deste novo plano, inicialmente, foi realizada uma pesquisa junto aos participantes ativos e assistidos de todas patrocinadoras, que tem seus planos de benefícios administrados pela Ceres. O resultado foi satisfatório e apontou um potencial de 12 mil interessados.

Para o presidente da Amaer  e membro do Conselho Fiscal da Ceres, Sebastião Cardoso, o resultado dessa pesquisa reforça a importância da implantação do Família Flex Ceres. Ele fala sobre o andamento da criação desse plano. “O Conselho Deliberativo da Ceres, em reunião realizada dia 21 de junho, aprovou a proposta para que a Fundação seja a administradora de Planos Instituídos, e com isto, irá preparar toda a documentação necessária para aprovação junto a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)”, conta.

Mas para a implantação de um Plano Instituído, é necessário que exista a figura do Instituidor.

Mas o que é o Instituidor?

Segundo a Resolução CGPC 12/2002, da PREVIC, são entidades de pessoa jurídica, de caráter profissional, classista ou setorial, que pode oferecer plano de benefícios previdenciários aos seus associados. A Amaer se enquadra nessas características, por ser uma entidade jurídica que congrega aposentados da Extensão Rural.

O que a Amaer está fazendo neste momento?

No dia seis de julho, durante reunião realizada entre os diretores e membros do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação, foi debatido e aprovada, por unanimidade, a atuação da Amaer como Instituidora. O próximo passo será ajustar o estatuto da Associação com o objetivo de caracterizar quem serão os familiares beneficiados, bem como adaptar outros artigos. Após essa alteração, será convocada uma Assembleia Geral para a aprovação do estatuto.

“Uma vez a solicitação da Ceres seja aprovada junto a PREVIC, como administradora de Planos Instituídos, e a Amaer reformulando seu estatuto e fazendo um convênio de Adesão junto a CERES, estaremos em condições de levar todas informações necessárias aos nossos associados, para a inscrição de seus familiares no plano Instituído”, afirma Sebastião Cardoso.

Quais são os indicadores

Quando se trata de gestão previdenciária, os indicadores de desempenho da Ceres estão entre os melhores, quando comparados aos dos bancos, seguradoras e de outros fundos de pensão. Em 2016, a rentabilidade dos investimentos administrados pela Ceres foi de 17,05%, bem acima do desempenho dos bancos que vendem planos de previdência, como os PGBL. Outro diferencial é a Taxa de Administração Global de 0,45% sobre os investimentos, bem abaixo das taxas administrativas praticadas no mercado de previdência aberto.

Papel da Amaer

A intenção da Associação em se tornar uma instituidora do Família Ceres é ampliar os benefícios para os associados. “Precisamos mostrar aos associados e seus familiares a importância de pensar no futuro, garantir uma poupança mensal, e ao longo do tempo somado a rentabilidade, constituir uma reserva que será transformada em benefício Mensal”, encerra.