Calendário de vacinação que circula nas redes é FALSO

O calendário de vacinação contra Covid-19 que lista as datas de imunização em Belo Horizonte é falso. Segundo a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), ainda não há um cronograma oficial, uma vez que o governo federal não informou quantas doses e quando elas serão repassadas para os Estados e municípios, o que dificulta a criação de um planejamento neste sentido.

Confira uma das mensagens FALSAS que estão circulando: 

 

A vacinação de idosos acima de 89 anos que residem em BH começou nesta segunda-feira (8/2). A prefeitura espera vacinar a maioria desse grupo em casa, com apoio de uma equipe de profissionais de saúde.

A decisão de imunização em residência se deu pelo fato de que muitos desses idosos estão debilitados e com dificuldades de locomoção, mesmo com transporte particular.

Para se vacinar é preciso realizar um agendamento pelo telefone 156 ou por meio do portal da PBH. O prazo para o pedido vai até 28 de fevereiro. O próprio idoso, um parente ou responsável deve fazer o cadastro.

O telefone 156 está disponível das 7h às 21h nos dias úteis. Aos domingos e feriados, das 7h às 20h, a partir da opção 2.

De acordo com dados da prefeitura, até às 14h dessa segunda, 7 mil inscrições foram feitas.

No momento do cadastro, o cidadão pode escolher se quer ser vacinado em casa ou em um posto de saúde mais próximo.

Vacinação em BH

Até essa segunda-feira, 72.653 pessoas já foram vacinadas em BH. Dessas, 1.096 já receberam a segunda dose.

Foram aplicadas 57.756 doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac Biotech) e 14.897 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford).

No total, a prefeitura já recebeu 193.820 doses dos dois imunizantes.

Fontes: Jornal Estado de Minas e O Tempo.