Editorial: A confiança na Previdência Complementar – A CERES

Sebastião Cardoso - Presidente da Amaer

Na rotina do dia a dia a “CERES” faz parte da nossa vida. Ela nos dá tranquilidade e proporciona segurança, através do benefício que recebemos todos os meses.

Desde março de 2017, fui eleito, pelos participantes e assistidos da patrocinadora Emater-MG, como membro do Conselho Fiscal da CERES, que tem como a fiscalização da gestão quanto aos investimentos, controles internos, registros contábeis, balanço e cálculos atuariais. O Conselho Fiscal é um eterno vigilante, do ativo e passivo da fundação, garantindo aos participantes tranquilidade na hora de receber os benefícios de forma vitalícia.

Há cerca de 12 anos participei dos órgãos colegiados da CERES, no Conselho Deliberativo e também no Conselho Fiscal. Neste meu retorno posso afirmar que a gestão da nossa Fundação vai muito bem, com resultados muito significativos.

A previdência complementar no Brasil foi aperfeiçoada e nosso sistema tornou-se referência internacional. Hoje temos um universo de 3,4 milhões de pessoas participando de 317 fundos de pensão, que administra um patrimônio de mais de R$ 800 bilhões de reais.

Neste ano a CERES completou 38 anos. Com uma equipe de 60 funcionários, administra 17 planos de benefícios das patrocinadoras EMATER-MG, EPAGRI, EPAMIG, EMBRAPA, CIDASC, ABDI e EMATER-DF. Mais de 6 mil assistidos recebem, pontualmente, cerca de R$ 20 milhões de benefícios todos os meses e 13.596 participantes confiam na CERES a gestão de suas reservas financeiras.

Os ativos da CERES são sólidos, com elevada liquidez, bem como, ajustados às necessidades atuariais. A execução de seus investimentos é realizada de modo participativo, com forte governança corporativa e muito profissionalismo.

Tanto é assim que os resultados em 2016 foram bem expressivos. A CERES apresentou rentabilidade dos ativos de 17,05%, bem superior ao resultado de outros fundos de pensão, com média 15,75%. Superior também aos planos administrados pelos bancos, que representaram 12,34%. Esses resultados são frutos do empenho de seus dirigentes, conselheiros, representantes e empregados.

Outro ponto forte, é a confiança que os participantes demonstram na gestão dos Planos de Benefícios administrados pela CERES. Uma pesquisa realizada em 2016 registrou um índice geral de 95% de aprovação, representando o reconhecimento do trabalho realizado com os 19 mil participantes.

A AMAER saúda os resultados obtidos pela CERES e reafirma o compromisso de acompanhar e fiscalizar sua gestão, visando contribuir para uma aposentadoria tranquila de seus associados e dos participantes dos planos da EMATER-MG.