Editorial: Sebastião Cardoso – Reflexão e planejamento

O início do ano é momento de uma reflexão das ações e dos resultados que nossa Associação proporcionou ao nosso quadro social no exercício que se finda e, ao mesmo tempo, projetar um próximo ainda melhor.

Ao refletirmos sobre o ano de 2016, podemos começar pelo que ocorreu em nível nacional. Nosso país sofreu com a instabilidade econômica causando desemprego e  inflação. Na política assistimos um processo de impeachment, a operação lava-jato com suas delações apontando corrupção e desmandos, gerando intranquilidade e preocupação a todos os brasileiros. Mais recentemente estamos presenciando algumas ações voltadas para reverter a crise que estamos vivendo, e fazer com que a população volte a ter fé e acreditar que melhores dias virão.

Em 2016 dois novos componentes vieram somar aos problemas que enfrentamos, que de certa forma se aproxima mais dos nossos Fundos de Pensão (CERES): a Reforma da Previdência e mais a CPI instalada no Congresso Nacional, para apurar o que está acontecendo com os Planos de Benefícios dos principais Fundos de Pensão.  A Reforma da Previdência estamos acompanhando através da mídia as primeiras discussões e o início de sua tramitação no Congresso Nacional. A grande cartada é estabelecer uma reforma que garanta ao cidadão, ao se aposentar, a certeza de receber o benefício de sua aposentadoria.  Hoje pelas projeções que se dispõe, sem a reforma, corre-se um risco muito grande de isso não acontecer.  Quanto aos Fundos de Pensão, que nos afeta diretamente, acompanhamos permanentemente o desempenho da nossa CERES. Felizmente ela está imune aos acontecimentos de outros Fundos de Pensão. Nossos planos de benefícios estão equilibrados e com boa gestão.

Diante disto tudo, como fica nossa AMAER? Tem crise? Graças a Deus, não! Continua forte e firme, prestando um grande serviço ao seu quadro social, e com um indicador muito importante que é o crescimento de seu quadro de associados. Nos últimos 8 anos saímos de 410 sócios em 2008 para 730 em 2016, apresentando um índice de crescimento constante, demonstrando a força da nossa entidade.

Nestes últimos seis meses o esforço da diretoria foi de implementar as ações estabelecidas em nosso Plano de Trabalho, que foi divulgado através de nossos meios de comunicação, e fez parte de 2 editoriais deste jornal. Sempre acreditamos no Plano de Trabalho como guia, nos orientando onde concentrar as energias para que os resultados cheguem aos associados. Dos projetos mais importantes e objetos da ação da Diretoria da AMAER destacamos: o esforço voltado para a interiorização de nossas ações, envolvendo nossos associados do interior; aumento do número de sócios;  a administração dos planos de seguros de vida; a gestão dos contratos e convênios que temos, destacando-se entre eles os celebrados com a rede hoteleira IBIS e o SESC; os eventos sociais realizados: a festa junina em parceria com o GREMATER e  nosso encontro de confraternização de dezembro com a presença cada vez mais marcante de associados de todos os pontos do Estado e; o fortalecimento de nossa área de divulgação através de nosso jornal, site, a comunicação através de e-mail e de nossos blogs, para que nossos associados acompanhem as ações da AMAER e fiquem bem informados.

A AMAER está, como sempre, ativa e acolhedora. Finalmente, gostaríamos de agradecer aos associados o apoio que temos recebido e, desejar a todos um venturoso 2017.