Eleição para o Conselho Deliberativo da Ceres

Em novembro os participantes e assistidos da Emater-MG elegerão um novo representante para o Conselho Deliberativo. Por sua vez, os participantes e assistidos da Epagri elegerão seu novo representante para o Conselho Fiscal.

Quando será feita a eleição?

A eleição será realizada no período de 28 de outubro a 13 de novembro de 2020. Todos os aposentados, pensionistas e os participantes inscritos nos planos patrocinados pela Emater-MG e pela Epagri até o dia até 31 de outubro de 2020 poderão votar.

Serão eleitos os dois candidatos mais votados. O primeiro candidato com maior número de votos será nomeado conselheiro titular e o segundo mais votado será o seu suplente. Os eleitos terão mandato de quatro anos (2021 a 2025).

Como será a votação?

O voto será facultativo, direto, secreto e obedecerá a regra para um único registro de voto por participante. A votação se dará por meio eletrônico via Site da Ceres www.ceres.org.br. A página de votação também poderá ser acessada  pelo celular.

O eleitores receberão senhas de votação por meio de mensagem de texto (SMS) para os celulares e endereços eletrônicos (e-mail) dos participantes e assistidos registrados no cadastro da Ceres. No caso de cadastro desatualizado ou ausência de registro de endereço eletrônico (E-mail), a senha poderá ser solicitada pelo telefone (0800) que será informado no Site da Ceres, no período de votação.

Quem pode se candidatar?

Qualquer participante, assistido ou pensionista pode se candidatar a conselheiro desde que esteja inscrito dos planos patrocinados pela Emater-MG ou pela Epagri há pelo menos cinco anos; esteja em dia com suas obrigações junto à Ceres; não tenha sofrido condenação criminal transitada em julgado; não tenha sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público; seja participante ou assistido dos planos de benefícios da Patrocinadora que detém a vaga no respectivo Conselho; comprove conhecimento e experiência mínima de 3 anos, no exercício de pelo menos uma das seguintes áreas: financeira, administrativa, contábil, jurídica, fiscalização, previdência complementar, atuarial ou de auditoria, em documento emitido por pessoa jurídica; tenha reputação ilibada e tenha formação escolar de nível superior.

A inscrição deverá ser feita junto às Comissões Eleitorais das patrocinadoras das 9h do dia 22 de setembro até as 18h do dia 09 de outubro de 2020, por meio de formulário próprio, que faz parte do Anexo I do Edital.

Fonte: Ceres