Entenda como se dá a formação e composição da Ceres

A Ceres – Fundação de Seguridade Social é uma entidade fechada de previdência complementar – EFPC. Sua função é administrar os planos de previdência complementar oferecidos pelas empresas (patrocinadoras) aos seus empregados, uma forma de oferecer estabilidade mesmo após a aposentadoria.

A Fundação Ceres, em sua estrutura de governança, é composta por três colegiados, o Conselho Deliberativo, a Diretoria e o Conselho Fiscal, que possuem funções distintas e bem definidas.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional, responsável pela definição da política geral de administração da Ceres.

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral, responsável por executar as diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo e estabelecidas no Estatuto e nos Regulamentos da Ceres.

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Ceres, responsável por monitorar a gestão econômico-financeira da Fundação. É constituído por quatro membros titulares, sendo dois indicados pelas empresas patrocinadoras e dois eleitos pelos participantes e assistidos, por meio de voto direto.

Você sabe como funcionam os planos de benefícios da Ceres?

Os planos de benefícios buscam garantir a proteção social previdenciária aos empregados das patrocinadoras, oferecendo aos participantes benefícios complementares ou assemelhados aos da previdência oficial. A patrocinadora Emater-MG possui atualmente três planos de benefícios, que são o Básico, o Saldado e o Flex Ceres.

Plano básico – Neste plano estão os participantes assistidos e pensionistas da Emater-MG, que em dezembro de 2007, já estavam aposentados permanecendo nesta categoria, e hoje esse número é de 555 pessoas.

Plano saldado –  estão todos participantes ativos que em 2007 nesta época, ainda estavam trabalhando na Emater-MG, sendo que para estes, foi calculado o direito acumulado de cada um no período, e este resultado foi transformado num valor mensal que é corrigido pelo INPC. Desde essa época (2007) até os dias atuais, vários participantes ativos se aposentaram, e no momento atual temos 1.175 que ainda estão na ativa trabalhando na Emater-MG e 311 na categoria de aposentados.

Plano Flex são representados pelos participantes ativos que fizeram a migração em dezembro de 2007 e continuaram trabalhando na Emater-MG, e os empregados admitidos pela Emater-MG a partir desta data.