Sebastião Cardoso: Novo Presidente da AMAER

IMG_0007Sebastião Cardoso Barbosa, natural de Perdões, na região Oeste de Minas, é o novo presidente da Associação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural – AMAER – para o Biênio 2016 – 2018. O extensionista aposentado desde 1999 também já dirigiu a instituição em outras três oportunidades, bem como já ocupou o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro. Na ACAR Sebastião foi Secretário Executivo (1974-1976) e Diretor Administrativo e Financeiro pela EMATER-MG por duas vezes (1976-1979 e 1991-1999).

Grande conhecedor dos Fundos de Pensão, Sebastião ajudou a fundar, em 2004, a Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão – ANAPAR, sendo Diretor Regional da região Leste (2004 a 2006) e Presidente do Conselho Fiscal (2008 a 2010). Na Fundação Ceres foi membro do Conselho Deliberativo (2004 a 2008), membro do Conselho Fiscal (2008 a 2010) e Presidente do Conselho Fiscal (2011 a 2012).

AMAER Informa: Como começou a relação com a AMAER?

Em 1999 eu era Diretor Administrativo e Financeiro da EMATER- MG e estava me preparando para aposentar. Quando me afastei procurei a AMAER e comecei a participar das atividades. Eu queria continuar o convívio com os amigos que fiz quando estava na ativa. Outro ponto que caracteriza essa aproximação com a AMAER foi com relação ao Fundo de Pensão, que na época apresentava déficit. Procurei entender a complexidade do problema, buscando o máximo de informações, para poder contribuir com os associados e prestar os esclarecimentos de forma correta. Sempre falo que para contribuir é necessário entender a atividade, e foi isso que fiz com relação ao Fundo de Pensão.
Digo que o trabalho realizado à frente da AMAER é uma das coisas mais gratificantes que aconteceu na minha vida profissional. Durante minha gestão a AMAER deu um salto. Tem hora que paro e penso que esse trabalho na Associação foi muito gratificante, juntamente com os 35 anos que trabalhei na Emater-MG. Carrego comigo o sentimento de contribuição e dedicação.

AMAER Informa: Qual a importância da instituição?

A AMAER é muito importante para todos os associados porque ela contribui para a preservação e permanência do ciclo de amizade criado durante a vida profissional do extensionista. A Associação é um ponto de referência para os associados e está sempre pronta para ajudar e apoiar seja na prestação de serviços jurídicos ou até mesmo oferecendo benefícios e lazer, como por exemplo, parceria com agências de turismo.

AMAER Informa: Como será o trabalho neste próximo biênio?

Vamos concentrar esforços para concretizar as seis linhas de ações traçadas. São elas: a integração e o congraçamento entre os associados; a interiorização das ações; a integração sistemática da AMAER com outras entidades afins; a expansão dos programas de benefícios e serviços; aperfeiçoar os canais de comunicação da AMAER com seus associados e a otimização de procedimentos e dos controles internos.
Iremos incentivar a formação e o fortalecimento dos Polos Regionais, visando à integração dos associados e a interiorização dos serviços, aproximando mais os associados do interior com a Diretoria da AMAER. Para isso iremos manter constante contato com os representante de cada Polo, que são responsáveis pelo diálogo com os associados.

Também vamos desenvolver atividades culturais e sociais a fim de promover o resgate da história da Extensão Rural, o contato e o lazer entre os associados.

Serão estabelecidas parcerias e diálogos com as diferentes associações de aposentados e Fundos de Pensão existentes em Belo Horizonte. Participação mais efetiva em reuniões regionais, congressos e seminários da ANAPAR, onde são discutidos e debatidos temas pertinentes à saúde dos Fundos de Pensão. Manter uma estreita relação entre AMAER, Emater-MG e CERES e proporcionar melhorias nos controles internos na área Financeira e Administrativa.
Outras ações também serão prevista e apresentadas aos associados após a conclusão do Plano de Trabalho, que ocorrerá no mês de maio.

AMAER Informa: O que o associado pode esperar dessa nova Diretoria?

Essa diretoria é competente e está preparada para os novos desafios. Nossa portas estão sempre abertas para os associados e continuaremos em busca de mais benefícios para os associados. É importante ressaltar que esse é um trabalho voluntário e que será realizado com muita seriedade, entrega e dedicação.