Eusa Maria Pereira Silva: trabalho, solidariedade e empatia

A secretária aposentada, Eusa Maria Pereira Silva, encontrou em uma situação pessoal forças para continuar trabalhando para o bem de uma causa nobre na Associação de Renais Crônicos e Transplantados Renais de Varginha e Região. “Sou transplantada renal há 15 anos. Na época em que fazia hemodiálise eu e meu marido, Régis Vilas Boas, víamos muita carência entre os pacientes e acompanhantes. Diante dessa situação, realizamos reuniões com amigos em nossa casa e fundamos a Pro-Rim, que atende Varginha e região”, conta.

Aposentada desde 2004, Eusa faz parte da Diretoria da Associação e auxilia no atendimento aos pacientes e seus acompanhantes, bem como em campanhas para a prevenção de doenças renais e doação de órgãos. “Servimos um lanche, conversamos e prestamos assistência com o transporte, na compra de medicamentos e no empréstimo de cadeiras de rodas, de banho, muletas e outros itens. Trabalhamos também para arrecadar fundos para manter a Associação, que não recebe nenhum auxílio do governo”, descreve.

Eusa trabalhou na Emater por 23 anos, como secretária em Coqueiral e Varginha, sendo seu primeiro e único emprego formal.  Ela conta que a família está bem e que também aproveita algum tempo livre para se dedicar ao artesanato.