Joana d’Arc Brumano: delicadeza e competência na Extensão Rural

Um século de vida, cheia de ensinamentos, dedicação e contribuição para o desenvolvimento do meio rural. Essa é apenas uma pequena parte da trajetória marcante que Joana d’Arc Brumano deixou na extensão rural em Minas Gerais.

Natural de São Miguel do Anta, na Zona da Mata Mineira, Joana d’Arc vivia em Viçosa, onde iniciou a carreira profissional como professora. Ingressou na Acar em 1952 como extensionista local, na cidade de Machado. Em seguida foi transferida para Ponte Nova, onde inaugurou o escritório do município. Em entrevista ao Amaer Informa, em 2015, ela recordou como era seu trabalho no campo. “O contato e a vivência direta com as famílias do campo me deixava entusiasmada e impulsionava ainda mais o meu trabalho”, afirma.

E foi com esse entusiasmo, que ela também foi o espelho para que outros membros da família se dedicassem à extensão rural, como é o caso do sobrinho Leonardo Brumano Kalil, atual Diretor de Administração e Finanças da Epamig. Funcionário de carreira da Emater-MG ele conta sobre a influência da tia. “Tia Date representa muito bem a família Brumano, com seus 100 anos de vida  foi sinônimo de delicadeza, cortesia, bondade, caráter e inúmeros outros adjetivos que associados à sua competência e dedicação deixou na empresa uma excelente reputação e legado. Foi exemplo para mim e muitos outros da Empresa. Vale lembrar que além de tia Date, entre aposentados e na ativa, a família Brumano contribuiu com 6 funcionários para Emater-MG, para todos nós ela foi uma referência. Ela atuou como uma extensionista exemplar, chegando a Coordenação Estadual de Habitação Rural, tendo contribuído de forma efetiva na formação de extensionistas e produtores na qualificação das moradias rurais, na busca de maior qualidade de vida, autoestima e saúde para as famílias”, conta.

Joana d’Arc Brumano também foi uma das fundadoras da Amaer, que completou nesse ano 30 anos de fundação. Faleceu no dia 05 de julho, em Viçosa, e deixará muitas saudades ao familiares, amigos e admiradores. Seu destacado trabalho na Emater-MG e seu exemplo como pessoa será para sempre lembrado.