José Francisco de Vargas: dedicação e companheirismo que deixam saudades

A dedicação à família, amigos e ao trabalho foram as marcas de José Francisco de Vargas. Especialista em fruticultura, morava e se aposentou em Patos de Minas. A esposa, Marizia de Castilho Vargas, fala um pouco sobre o marido. “Estávamos casados há 54 anos. Ele era uma pessoa muito voltada para o trabalho e para a família. Adorava contar casos e estar perto dos nossos quatro filhos. Começou sua carreira na Acar, no município de Codisburgo, e sempre foi reconhecido pelo seu empenho e esforço na extensão rural.”, conta.

O engenheiro agrônomo, que era natural de Biquinhas, colecionava amigos e admiradores. Um deles, companheiro de Emater-MG, Sebastião Cardoso. “Nós éramos muito amigos. O Vargas fez uma história bonita na extensão. Ele era técnico agrícola, trabalhava e fazia faculdade de engenharia agronômica em Lavras, sempre com muita dedicação. Também foi representante da Amaer em Patos de Minas. Sempre estávamos em contato e, em uma certa ocasião, pude conhecer o sítio dele e fiquei encantado com a variedade de frutas e pelo cuidado do local. Costumo dizer que a gente não perde amigo. Ele só parte antes de nós”, diz.

Outro amigo que fala com carinho é o associado da Amaer, Francisco de Paula Alves. “Nossa amizade começou no início de 1977 quando fui transferido para coordenar o programa de bovinocultura em Patos de Minas. O Vargas foi como um verdadeiro irmão mais velho. Companheiro leal, amigo para todos os momentos e, além de tudo um grande companheiro de pescaria. Ele passava horas com o nosso grupo de pôquer, sem jogar, apenas para estarmos todos juntos. Inclusive, era ele quem ligava para a casa de um dos nossos amigos, Zé Basílio, que a esposa não costumava liberar para o jogo, e dizia que o compromisso se tratava de uma reunião na associação mineira de criadores de suínos. Ele era o único em que ela acreditava. Sem dúvidas, ele já deixa muitas saudades”, recorda.

José Francisco de Vargas faleceu, aos 82 anos, em 27/01/2020 e deixa esposa e os quatro filhos: Vinicius, Viviane, Adriano e Andréa.