José Maria Gamarano: Cultivar naturalmente

José Maria Gamarano

O extensionista aposentado José Maria Gamarano vive com a família em Caratinga, no Vale do Rio Doce, e fala com carinho dos 32 anos em que se dedicou a extensão rural em Minas Gerais, através da Acar/Emater-MG. Ele conta que começou na empresa como supervisor local da Acar, em Caratinga e se aposentou como técnico local em horticultura, em janeiro de 1998.

José Maria Gamarano - ProduçãoAtualmente Gamarano se dedica a produção de orgânicos e fala sobre essa atividade. “É com muito prazer que me dedico à produção orgânica de hortícolas, cereais, aves e ovos caipiras. É muito gratificante também ver o trabalho da homeopatia na produção. Como na foto, podemos demonstrar crianças comendo ao mesmo tempo que produtos são pulverizados contra pragas e doenças de forma natural”, conta.

O associado da Amaer conta que a família está bem e gosta de se divertir ao lado dos parentes e com os amigos. Ele também faz planos para o futuro. “Quero viajar mais, conhecer outros lugares e frequentar mais o litoral. Também pretendo melhorar a infraestrutura do sítio, trabalhar a criação de gado de corte orgânico, no sistema agroflorestal”, encerra.