Mauro de Melo: a paixão pelo café e a vontade de inovar sempre

Mauro de Melo está a Todo Vapor após a aposentadoria. Morador de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, atualmente presta consultoria a um grupo de 28 cafeicultores, atuando em nove municípios, o que significa a abrangência de uma área de aproximadamente 2.700 ha.

Com o perfil empreendedor, foi responsável pela introdução do sistema Safra Zero. Para ele, essa tecnologia é a saída para superar a escassez de mão de obra e garantir a sustentabilidade da cafeicultura regional, principalmente a de montanha. Ele fala dos desafios do Safra Zero: “é esperado com a implantação do sistema o aumento da produti vidade e redução de custos, propiciando mais lucros com a cultura do café” conta.

Sempre preocupado em se manter atualizado, o engenheiro agrônomo participa de congressos, simpósios e feiras sobre café. Ele conta que estará presente, em junho deste ano, na “ Feira Internacional do Café ”, em Budapeste, na Hungria. Ele fala como se sente com todas essas atividades. “Estou feliz e realizado com meu trabalho e com os resultados alcançados. Espero ainda poder contribuir muito para a cafeicultura”, afirma.

Mauro de Melo iniciou suas atividades na Acar/Emater-MG em 1975. Prestou importantes serviços nos municípios de Monte Santo de Minas, Alpinópolis,Areado, Bambuí (Centro de Treinamento), se aposentando em Santa Rita do Sapucaí.

Também em Santa Rita do Sapucaí, através de um convênio entre Emater e Cooper-Rita prestou serviços para essa Cooperativa, no Projeto Café, por um período de, aproximadamente, quatro anos, conquistando a confiança dos cafeicultores cooperados da região.

Após sua aposentadoria, Mauro foi convidado, pelo presidente da Cooperativa para trabalhar na Instituição, o que acabou resultando em uma parceria.