Presidente da Amaer toma posse no Conselho Fiscal da Ceres

Conselho Fiscal - Ceres

O presidente da Amaer, Sebastião Cardoso, tomou posse como membro titular do Conselho Fiscal da Ceres, para o período de 2017 a 2020, no último dia 22 de fevereiro, em Brasília.

Cardoso é um grande conhecedor sobre fundos de pensão e tem uma história com a Ceres desde o ingresso a instituição, em 1982, quando foi criado o Plano de Benefícios da Patrocinadora Emater-MG, gerenciado por ele. Após o desligamento da Emater-MG, em 1999, passou a categoria de assistido e se aproximou da Amaer, sendo presidente da Associação em 2001.

Sebastião Cardoso também já contribuiu com a Ceres em duas outras oportunidades: de 2004 a 2008, como representante dos Participantes e Assistidos da Patrocinadora Emater-MG no Conselho Deliberativo, período em que foi aprovado a migração dos Planos de Benefícios, com mudanças nas premissas para proporcionar mais equilíbrio nos Planos; e no período de 2008 a 2012 como membro do Conselho Fiscal.

Posse Conselho Fiscal - Ceres“A participação nestes dois colegiados, por oito anos, me proporcionou um melhor conhecimento da Previdência Complementar e sua complexidade. Além da execução das atividades, pude me aperfeiçoar nas áreas de atuária, investimento e gestão, através de cursos, seminários e congressos sobre a matéria. Com essa bagagem posso contribuir, ainda mais, nesta nova etapa, buscando integrar também a participação do Sinter, através do meu suplente, Lúcio Passos Ferreira”, afirma.

Confira as propostas para o período 2017 – 2020:

– Buscar a integração e a parceria com os membros do Conselho Fiscal de outros Fundos de Pensão na busca de experiências, visando a elaboração de relatórios e demais peças de controle.

– Realizar parceria com as auditorias existentes na Fundação Ceres buscando sintonia dos trabalhos destas auditorias com o trabalho do Conselho Fiscal.

– Melhorar a qualificação em Previdência Complementar, buscando nosso aperfeiçoamento através de participações em cursos, congressos, seminários e eventos.

– Incentivar a formação de grupos de participantes no Sinter e na Amaer com o objetivo de nos assessorar e contribuir com sugestões para o desempenho de nossas funções no conselho Fiscal.

– Articular com a Emater-MG (Patrocinadora), buscando formas de capacitar os representantes nos Escritórios Regionais da Empresa visando aperfeiçoar o atendimento aos participantes e assistidos.

– Promover reuniões nos Polos Regionais da Amaer, com os representantes e associados destes polos, com o objetivo de levar informações sobre a gestão dos planos de benefícios, com seus indicadores, desempenho do patrimônio e do seu passivo, principalmente dos Planos Básico e Saldado onde estão a maioria dos associados da Amaer.

– Manter informados os participantes, assisti dos e pensionistas sobre o desempenho dos Planos de Benefícios através dos veículos de comunicação (jornais, informes, internet e outros) tanto do Sinter como da Amaer.