Ronald Cezar Gava deixa muita saudade um grande legado profissional

Foi com muito pesar que a Amaer recebeu a triste notícia sobre o falecimento de seu vice-presidente, Ronald Cezar Gava, no dia 14 de junho, aos 70 anos de idade.

Muito participativo nas atividades da Associação, Ronald se tornou associado da Amaer ainda na ativa e após a aposentadoria concentrou esforços para o crescimento, fortalecimento e união dos funcionários aposentados da Emater-MG.

Natural de Burarama, no Espírito Santo, o Engenheiro Florestal prestou excelentes serviços a Extensão Rural Mineira por meio dos diferentes cargos que ocupou na Emater-MG, como Técnico em Planejamento, Supervisor Regional, Extensionista Agropecuário, Extensionista em Comunicação e Tecnologia, Diretor Técnico, Chefe de Gabinete e Coordenador Técnico Estadual.

A esposa de Ronald, Andrea Gava conta que o marido sempre foi um excelente companheiro e pai muito dedicado. “Era um companheiro de vida, de estrada, nossa vida juntos foi maravilhosa. Em agosto deste ano completaríamos 38 anos de casados. Era um super pai, protetor e não media esforços para ver os filhos felizes. Foram tantos momentos bons que hoje sinto meu coração em paz, apesar da tristeza e da saudade”, afirma.

Quem também viveu momentos importantes ao lado de Ronald foi o amigo Sebastião Cardoso. “O Ronald e eu, durante a gestão de Paulo Severino, como presidente da Emater-MG, fizemos uma parceria de trabalho que deu muito certo. Eu como Diretor Administrativo e Financeiro e ele como Diretor Técnico e grande conhecedor da área de informação. Nessa época novas tecnologias estavam sendo implementadas na empresa e nossas ações se complementavam para o sucesso desse trabalho. Um outro projeto muito importante que o Ronald teve grande participação foi o Projeto Memória, inaugurado em 1998, quando a Emater-MG completou 50 anos”, conta.

E essa parceria continuou na Amaer. Ronald foi Diretor de Divulgação da Associação de 2006 a 2008, quando Sebastião Cardoso ocupava o posto de presidente. E foi nessa época que o Jornal da Amaer ganhou uma nova dinâmica e estrutura. Uma nova parceria entre esses dois companheiros também foi formada na gestão de 2016 a 2018, novamente Sebastião como presidente e desta vez Ronald como um vice muito participativo.

Um outro grande parceiro de trabalho e de amizade de Ronald foi Paulo Severivo, ex-presidente da Emater-MG e Amaer. Ele fala sobre o amigo. “O Ronald era uma pessoa de fácil trato e também de personalidade muito forte. Sempre foi um extensionista nato e um grande parceiro nos momentos difíceis, se mostrando um profissional brilhante, principalmente durante a minha gestão a frente da Emater-MG, momento que enfrentamos muitos desafios e ele foi um gigante. Era um amigo de verdade. Lamento profundamente sua perda. Mas Deus sabe o que faz”, lamenta.

Ronald faleceu em Belo Horizonte e deixa, além da esposa Andrea Gava, os filhos Bruno, Thaís e Carla.