Saúde bucal em idosos: o que é preciso saber?

No próximo dia 25 de Outubro é lembrando como o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que tem como objetivo lembrar a todos sobre a importância de manter a saúde de nossa boca em dia.

E para quem está na terceira idade esse cuidado precisa ser redobrado para evitar o surgimento de infecções ou outras doenças. Veja agora algumas questões essenciais para você se manter informado e em dia com a sua saúde bucal:

Quais cuidados são necessários para manter uma boa saúde bucal na terceira idade?

Até mesmo quem escova e usa fio dental regularmente, pode ter alguns problemas específicos. Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral.  As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade. Por isso, é importante escovar os dentes, usar fio dental todos os dias e não deixar de ir ao dentista.

E para as pessoas que possuem sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade pode se agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou amargos. Nesses casos, é importante procurar um dentista para um tratamento mais adequado.

Sensação de boca seca. O que fazer?

As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.

Que doenças podem afetar a saúde bucal?

Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.

Quais os cuidados essenciais para quem faz uso de dentaduras?

As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais. Siga rigorosamente as instruções do seu dentista e, caso ocorra qualquer problema, marque uma consulta. Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.

Câncer de boca, um alerta!

A maior incidência de casos de câncer bucal se encontra entre brasileiros com mais de 60 anos. Sendo assim, é necessário pensar preventivamente, já que ao ser detectado precocemente há mais chances de cura e de um tratamento menos invasivo.

Entre os fatores de risco estão o álcool, tabaco e radiação solar. Consulte seu dentista e faça o autoexame sempre.

Como fazer o autoexame:

Diante de um espelho, após retirar próteses ou outros aparelhos removíveis:

1) Veja se em seu rosto há algum sinal que você não notou antes.

2) Observe no lábio se há manchas ou feridas.

3) Puxe o lábio de baixo e examine-o por dentro. Faça o mesmo com o lábio de cima.

4) Abra a boca e estique a bochecha; faça isso dos dois lados.

5) Coloque a língua para fora e observe sua parte de cima.

6) Puxe a ponta da língua para o lado direito e depois para o lado esquerdo e observe as laterais da língua.

7) Coloque a ponta da língua no céu da boca e examine a parte de baixo da língua e o assoalho da boca.

8) Incline a cabeça para trás e examine o céu da boca.

9) Coloque a língua para fora, diga “A, A, A,…” e observe a garganta.

Independente da idade é importante sempre visitar o dentista pelo menos uma vez por ano e proceder com uma higiene bucal completa diariamente.