Sebastião Cardoso: Planejamento

Sebastião Cardoso - Presidente da Amaer

IMG_9959Estamos iniciando a nossa gestão. Neste momento fazemos uma reflexão do que significa e a importância da nossa associação para o nosso quadro social, como suas expectativas, anseios, necessidades e desejos. Olhando no retrovisor percebemos que a AMAER, ao longo de seus 27 anos, cresceu devido a contínua dedicação de sucessivas diretorias comprometidas. Soma-se, a isso, o fato de que a associação respondia a um dos principais anseios dos associados: encontrar um ambiente de companheirismo, onde fosse possível manter o congraçamento e os laços de amizade daqueles que vierem a se aposentar como funcionários da ACAR e Emater-MG.

Neste momento, a primeira etapa realizada foi a elaboração do nosso Plano de Trabalho para 2016 -2018. Documento que representa a construção de um conjunto de ações e estratégias. Para que isto se materializasse, contamos com a dedicação e o esforço de todos membros da diretoria. De forma coletiva analisamos as potencialidades para interpretar as justas aspirações expressas pelo nosso quadro social.

Dentro dessa perspectiva, entendemos que deveríamos concentrar nossa energia em seis grandes linhas de ação: a) Facilitar a integração e o congraçamento entre os associados. b) a Interiorização das ações da AMAER. c) A integração sistemática da AMAER com as entidades afins d) A expansão dos programas de benefícios e serviços prestados aos associados. e) Aperfeiçoamento dos canais de comunicação da AMAER com seus associados. f) Otimização dos procedimentos e dos controles internos.

Assim, o Plano de Trabalho atua como um guia para o desenvolvimento de nossas atividades, que permitirá ordenar e sistematizar as informações consideradas relevantes. As ações executadas pela gestão devem espelhar neste conteúdo e buscar aproximação dos associados com a diretoria.

Vale ressaltar que, por outro lado, a execução do Plano de Trabalho só alcançará seus objetivos com a efetiva participação de todos, acompanhando a implementação de ações em todas suas fases. É importante analisar se os resultados e as ações desenvolvidas estão em consonância com suas expectativas.

Já apresentamos o Plano de Trabalho para o Conselho Deliberativo e ficamos satisfeitos com a riqueza da discussão gerada através do colegiado. Houve muita contribuição, principalmente na implementação das estratégias. Já encaminhamos o Plano de Trabalho 2016 – 2018, através de e-mail e disponibilizamos através do site da AMAER para todos associados, com a expectativa que servirá de referência para o acompanhamento das ações.

Temos a certeza de que vamos enfrentar vários desafios, destacando o incentivo e fortalecimento dos polos regionais com vista a integração dos associados do interior e ampliação dos serviços. Outro grande desafio, será a utilização dos canais de comunicação para proporcionar maior conhecimento dos benefícios e ações aos associados. Hoje, mais do que nunca, a comunicação integrada é uma necessidade porque viabiliza projetos, valoriza e potencializa ações, através de várias ferramentas disponíveis (mídias) para aproximar a diretoria aos associados (onde quer que estejam).

Para tanto é fundamental que toda diretoria da AMAER (presidente, vice e diretores) sigam o mesmo caminho e produzam ações que gerem informações de interesse para nossos associados e a comunidade em geral. É preciso agir de forma integrada no tempo certo e investir cada vez mais em comunicação.

Estimular a integração e o congraçamento entre os associados, diretoria e parceiros é a melhor forma de proporcionar benefícios e contribuir para melhoria da qualidade de vida de todos.

Contamos com seu apoio nesta caminhada.

Sebastião Cardoso.