Recomeço: Associados Amaer se aposentam e planejam o futuro

A Emater-MG começou, em agosto, o processo de desligamento dos colaboradores que aderiram ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário) da empresa. Na primeira fase, no dia 29 de setembro, foram desligados 10 profissionais, dentre eles, cinco associados da Amaer que planejam, agora, uma nova etapa de vida.

Para José Alberto de Ávila Pires,  o Xapecó, esse é um momento de transição, depois de 50 anos de trabalho dedicados exclusivamente à Emater-MG e à bovinocultura de corte e de leite. “Me afastar da empresa será um processo um pouco doloroso, mas que seguirá seu curso. Tenho como expectativas para o futuro continuar participando do desenvolvimento da bovinocultura e honrar a “herança” que recebi do meu avô Carico: a paixão pela pecuária bovina de Minas Gerais”, conta.

A também associada, Maria José Fortunato, a Zezé, que dedicou 48 anos de trabalho à Emater-MG,  comemora a sensação de dever cumprido e consciência tranquila de que fez o seu melhor. “A minha vida sempre foi muito ativa, mas com essa pandemia está difícil fazer novos planos. Pretendo continuar cuidando mais de mim e fazendo trabalhos voluntários”, diz.

Quem também vive esse momento é o associado Marcelo Franco, engenheiro agrônomo que dedicou meio século à extensão rural. “Com a aposentadoria,  pretendo me dedicar mais à minha família e aos meus netos, bem como continuar trabalhando como produtor agrícola, viajar bastante, manter um hobby musical e conviver com os amigos. Tenho como filosofia não ficar parado, seja fisicamente ou intelectualmente. E conto com a Amaer para continuar nos mantendo unidos e fortes”, planeja.

Os associados Teodoro Alberto de Castro Graça, de Viçosa, e Maurício Roberto Fernandes, de Belo Horizonte, também integram o grupo de novos aposentados.

PDV
Os desligamentos dos empregados que aderiram ao PDV serão escalonados, com início em setembro deste ano e término em março de 2021. No total, entre associados e não associados à Amaer, serão desligados 207 funcionários.