Uma paixão pelo queijo artesanal

O médico veterinário, mestre em zootecnia e especialista em queijos artesanais, Elmer Ferreira Luiz de Almeida, se aposentou pela Emater-MG no ano passado, após 34 anos de dedicação, mas continua a todo vapor! Atualmente administra uma empresa de consultoria na área de queijos artesanais.

Ele conta como chegou nessa atividade. “Na Emater-MG, tive o prazer de ser gestor do Programa de Melhoria do Queijo Minas Artesanal e aprendi muito sobre esta atividade no Estado. Após aposentar, continuei sendo convidado para palestrar sobre bovinocultura de leite e sobre queijos. Além disso, sou sempre convidado para ser jurado em diversos concursos pelas regiões caracterizadas”, conta.

Como consultor ele colabora com empresas e entidades nas ações relacionadas ao queijo artesanal e à bovinocultura de leite. Também auxilia em projetos que tem a bovinocultura e o queijo artesanal como foco.

A motivação para continuar após a aposentadoria veio ao perceber a grande demanda que o setor registrava. “Percebi que a demanda na área dos queijos artesanais era muito grande e que o conhecimento que acumulei como extensionista poderia ser importante para mim e para outras pessoas. Nada melhor do que “vender” conhecimento e ser útil de alguma forma. Mesmo porque tenho, ainda, muita disposição para o trabalho”, afirma.

Elmer faz planos para o futuro. “Quero continuar atuando nesta área, viajar bastante e cuidar da netinha que chegou e da outra que chegará no próximo dezembro”, encerra com alegria.