Veja as principais atividades físicas para a terceira idade

Veja as principais atividades físicas para a terceira idade

A prática de exercícios físicos é fundamental em qualquer idade. É através dela que se pode melhorar a força, a flexibilidade, o fortalecimento dos ossos e das articulações e o aparecimento de doenças crônicas como pressão alta e diabetes. Em se tratando de saúde mental a prática regular de atividades físicas melhora o fluxo de sangue para o cérebro, combate o estresse, recupera a autoestima, reduz a ansiedade a auxilia no tratamento de depressão.

Para quem já passou dos 60 anos e não faz nenhum exercício físico é melhor se levantar da cadeira. É nessa fase da vida que homens e mulheres começam a perceber alterações no corpo, como por exemplo, dores nas articulações, rigidez muscular e muita sensação de cansaço.

Durante a escolha da atividade deve se levar em conta, além da parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento muscular e o equilíbrio corporal. Também é importante se exercitar pelo menos três vezes por semana.

Veja as 4 melhores atividades para quem já chegou a terceira idade

1 – Alongamentos

Reduzem a rigidez das articulações e músculos e ajudam na prevenção de lesões. Também melhoram a flexibilidade, a circulação sanguínea e favorece na realização de atividades diárias, como por exemplo, arrumar a casa ou cozinhar.

2 – Caminhada

Considerada o exercício mais acessível para a maioria das pessoas, as caminhadas promovem o convívio social, fortalecem os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco. Mas atenção: é importante manter as costas e os ombros eretos e usar um tênis confortável, de preferência com amortecimento. O trajeto inicial deve ser curto, em torno de 30 minutos e após a adaptação ir aumentando o tempo de atividade.

3- Pedalar

Pedalar ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, além de trabalhar os músculos das pernas e abdômen. Outra vantagem é que essa atividade ajuda a baixar a pressão arterial e aliviar dores causadas pela artrite.

4- Hidroginástica

Excelente exercício par melhorar o ritmo cardíaco e o funcionamento dos pulmões. Através da hidroginástica todos os músculos do corpo são trabalhados, além de promover o relaxamento das articulações e alivio de dores.

Não perca tempo e procure uma atividade física agora mesmo para poder usufruir de todas essas vantagens. Esse também é um bom motivo para chamar os amigos para se exercitarem e se divertirem.