Veja os benefícios da Nutrição, Pilates e Hidroginástica para a terceira idade

IMG_2778Com a chegada da Terceira Idade, mudanças fisiológicas ocorrem no nosso organismo. O apetite, absorção de nutrientes, dificuldade de mastigação, por exemplo, diminuem com o passar do tempo, deixando o corpo mais susceptível às deficiências nutricionais.

Para termos sucesso no envelhecimento precisamos de uma alimentação adequada e variada. A dieta deve ser equilibrada para contemplar as necessidades de proteína (carnes, leite e derivados, ovos), carboidrato (arroz, pães, macarrão), lipídios (azeite, abacate, óleo), vitaminas e minerais (frutas, verduras, legumes), segundo as recomendações nutricionais para faixa etária e gênero.

No atendimento nutricional, orientamos em relação à importância da alimentação para a prevenção, no tratamento ou no desenvolvimento de patologias, como Diabetes, Hipertensão, Osteoporose.  Então, se o idoso está com fator de risco ou alguma patologia que comprometa seu estado de saúde, e se ele estiver com alimentação adequada, estará com certeza imunologicamente mais fortalecido.

Sarah Mansur Z. Silvério

Nutricionista – CRN 6987

Contato: (31) 99999-5522

sarah.mansur@ig.com.br

Hidroginástica: uma atividade completa

IMG_5117A prática de atividade física regular é fundamental para o idoso, não só para prevenir doenças como para minimizar as perdas funcionais, que em cerca de 50% podem ser atribuí- das à inatividade.

Recomendado por diversos médicos, a hidroginástica é uma atividade completa que visa melhora de bem estar físico e mental.

 Por ser uma atividade de baixo impacto o risco de lesões é reduzido o que permite um melhor conforto para a atividade. Além de ser uma atividade verticalizada pessoas que apresentam medo costumam se adaptar com facilidade. Esta característica favorece também a melhoria da postura, da marcha e da percepção corporal.

A flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a modificação da composição corporal são igualmente beneficiados pela hidroginástica.

Importante salientar que para o início de qualquer atividade física o interessado deve passar pelo Médico Cardiologista para verificar sua aptidão física e em seguida procurar um profissional de Educação Física qualificado para orienta-lo de maneira adequada.

Marina Andrade Lessa de Oliveira

Professora de Educação Física 

Professora de Hidroginástica do Olympico Club.

CREF 013702G/MG

Contato: (31) 98813-0729

Pilates: maior fortalecimento

IMG_2647O fato é que com o passar dos anos é natural que haja diminuição de importantes capacidades funcionais: o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura já não é mais a mesma, a caminhada fica mais lenta e é perceptível o aumento da dificuldade em realizar atividades, que até então eram fáceis e corriqueiras.

Todas essas constatações associadas à falta de exercício físico contribuem para aparecimento de dores articulares e musculares, cansaço, dificuldade em executar atividades diárias, quedas frequentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional.

O desafio é envelhecer com saúde e de forma ativa. É, exatamente, neste ponto que o Pilates atua como aliado. O método de condicionamento físico desenvolvido surge do equilíbrio entre filosofias de relaxamento, ligação do corpo e da mente, com ênfase no fortalecimento muscular, resistência e intensidade dos movimentos.

Entre os benefícios gerais que uma atividade física regular pode gerar ao idoso, o Pilates na terceira idade propõe:

– Aumento da flexibilidade muscular;

– Melhora da mobilidade das articulações;

– Melhora do equilíbrio e coordenação motora;

– Aumento da consciência corporal e postural;

– Fortalecimento muscular;

– Melhora da capacidade respiratória e concentração.

Taís Abreu

Professora de Educação Física 

Contato: (31) 98782-8843