Cuidados necessários com a sua saúde mental

A saúde mental em idosos está se tornando um tema recorrente, principalmente devido a pandemia de Covid-19, em que o isolamento, o medo e outras limitações podem acarretar problemas graves como a depressão, transtornos de ansiedade, fobias, entre outros.

Mas como sabemos, o isolamento social ainda é uma medida de segurança contra o novo coronavírus. Diante disso, é preciso ficar atento aos sinais que sugerem a necessidade de atenção à saúde mental na terceira idade.

Confira alguns desses pontos:

  • Choro constante;
  • Tristeza profunda;
  • Sinais de depressão;
  • Negligência com higiene pessoal;
  • Irritabilidade e queixas sem motivo;
  • Mania de doenças sem causa aparente;
  • Recusa a se levantar da cama pela manhã;
  • Mau humor e atitudes de grosseria sem justificativas.

Para ajudar o idoso neste período é interessante adotar ações que elevem a qualidade de vida e promova uma melhoria no aspecto emocional e mental. E, claro, procurar ajuda para um diagnóstico mais assertivo.

Veja algumas dicas para viver melhor e preservar a saúde mental:

– Organize uma lista com pendências, como arrumar o armário, organizar as fotos, dar uma atenção especial as plantas, selecionar itens para posterior doação. Coloque essas atividades ao longo da semana e vá executando;

– Aproveite o momento para aprender a usar ferramentas tecnológicas como WhatsApp para se conectar com a família.

– Dentro do possível, faça exercícios físicos em casa;

– Faça exercícios para a mente, como jogos de cartas, dominó, tabuleiro, caça-palavras, sudoku, palavras cruzadas, atividades manuais, entre outras.

– Coloque a leitura em dia. Clique aqui e confira algumas dicas!

– Veja filmes e séries;

– Evite ficar focado no noticiário durante todo o dia, absorvendo informações pesadas. Escolha um horário para se informar e aproveite o tempo com outras atividades.