A saúde mental em idosos está se tornando um tema recorrente, principalmente devido a pandemia de Covid-19, em que o isolamento, o medo e outras limitações podem acarretar problemas graves como a depressão, transtornos de ansiedade, fobias, entre outros.
Mas como sabemos, o isolamento social ainda é uma medida de segurança contra o novo coronavírus. Diante disso, é preciso ficar atento aos sinais que sugerem a necessidade de atenção à saúde mental na terceira idade.
Confira alguns desses pontos:
- Choro constante;
- Tristeza profunda;
- Sinais de depressão;
- Negligência com higiene pessoal;
- Irritabilidade e queixas sem motivo;
- Mania de doenças sem causa aparente;
- Recusa a se levantar da cama pela manhã;
- Mau humor e atitudes de grosseria sem justificativas.
Para ajudar o idoso neste período é interessante adotar ações que elevem a qualidade de vida e promova uma melhoria no aspecto emocional e mental. E, claro, procurar ajuda para um diagnóstico mais assertivo.
Veja algumas dicas para viver melhor e preservar a saúde mental:
– Organize uma lista com pendências, como arrumar o armário, organizar as fotos, dar uma atenção especial as plantas, selecionar itens para posterior doação. Coloque essas atividades ao longo da semana e vá executando;
– Aproveite o momento para aprender a usar ferramentas tecnológicas como WhatsApp para se conectar com a família.
– Dentro do possível, faça exercícios físicos em casa;
– Faça exercícios para a mente, como jogos de cartas, dominó, tabuleiro, caça-palavras, sudoku, palavras cruzadas, atividades manuais, entre outras.
– Coloque a leitura em dia. Clique aqui e confira algumas dicas!
– Veja filmes e séries;
– Evite ficar focado no noticiário durante todo o dia, absorvendo informações pesadas. Escolha um horário para se informar e aproveite o tempo com outras atividades.