Você sabe qual o papel da Amaer no Seguro de Vida?

A Amaer sempre busca oferecer o melhor aos seus associados. E o seguro de vida é uma prova disso, mesmo não tendo nenhuma interferência na negociação com as seguradoras.

Mas para o associado entender a participação da Amaer nesse assunto é preciso voltar ao ano de 2003. A Diretora de benefícios da Amaer, Eluse Duarte, afirma que até julho do ano citado já havia na Emater-MG um contingente de aposentados que continuavam com os seguros após a aposentadoria. A Emater-MG continuava processando a cobrança dos prêmios e repassava as seguradoras. Tal procedimento foi questionado em uma auditoria realizada na empresa em que foi alegado que uma empresa pública não poderia fazer esse tipo de operação, uma vez que os aposentados já não pertenciam mais ao quadro de funcionários. Em consequência dessa ação, a Emater-MG deixou de ser a intermediária entre participante (aposentado) e seguradora.

Sendo assim, o relacionamento passaria a ser direto entre os aposentados e seguradoras. Mas um novo entrave surgiu: as seguradoras se negaram a fazer a cobrança individualmente.

Diante deste quadro, a Amaer, compreendendo o valor deste benefício para os aposentados e suas famílias, que seriam excluídos dos seguros após pagar por 30 a 35 anos, procurou a Emater-MG e as seguradoras com o objetivo de encontrar uma solução. Após uma longa negociação, chegou-se a conclusão que a Amaer poderia ser a sub-estipulante, pois ficaria responsável pela arrecadação dos prêmios junto aos participantes, e repassaria o total às seguradoras. Mas a apólice continuaria sendo da Emater-MG, com todas as regras nelas estabelecidas.

Portanto, a Amaer é a instituição responsável pela operacionalização do seguro dos aposentados sem nenhum poder de interferência nas apólices, que são assinadas junto a Emater-MG.